Páginas

09 abril 2015

Ah, Branco, dá um tempo!


Hoje li a notícia de um policial branco que assassinou um homem negro nos Estados Unidos, por um motivo bobo que não necessitava chegar a extremo caso, como ocorreu. Isso me fez pensar como estamos em pleno séc. XXI, com o pensamento super moderno para várias coisas e ainda vemos situações de preconceito.

Esse fato que ocorreu nos EUA é só mais um dos casos de racismo que ocorre diariamente, em todo mundo. É racismo no mercado de trabalho, no futebol, na rua, em todos os lugares. Não consigo entender como em um país que se julga tão desenvolvido, riquíssimo em cultura, com pessoas de todas as raças, etnias, cores, características, ainda existe preconceito. Juro que é difícil de entender.


Devido a esses fatos que presenciamos diariamente, alguns estudantes da Universidade de Brasília inspirados no Tumblr  I, Too, AmHarvard, começaram uma campanha na internet,para  tratar de forma fácil e super criativa, o racismo enfrentado diariamente pelos brasileiros. Pode parecer brincadeira, mas é uma causa muito séria e interessante.


Lorena Monique dos Santos foi a estudante responsável pelo projeto.Os estudantes que aceitam participar da campanha ‘Ah, branco, dá um tempo’ escrevem placas com algumas frases e comentários que ouvem, que parecem inofensivos ou sem maldade, mas não passam de comentários preconceituosos.


"Vemos a população negra recebendo os piores salários, ocupando os postos de trabalho mais desvalorizados, crescemos sem ver pessoas negras na televisão e, mesmo assim, nos dizem todos os dias que não existe racismo no Brasil", disse Lorena em entrevista ao site Brasil Post.

Fotos da campanha: 




Até o próximo post ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário